quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vestibular: Ufac discute mudanças

O pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sérgio Brasil, apresentou na manhã de ontem a proposta do Ministério da Educação (MEC) que promete trocar o tradicional vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o gestor, o tema deve ser debatido com a comunidade, incluindo a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

“A minha opinião é que a discussão seja ampla, atingindo toda a comunidade, afinal essa é uma questão que não deve se limitar a uma decisão interna”, falou Sérgio Brasil.

A proposta, encaminhada pelo ministro Fernando Haddad à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifis), determina que a uma avaliação nacional possa escolher os candidatos que cursarão o ensino superior.

No planejamento, o teste atenderia a uma escala de dificuldade que reconheceria um aluno superdotado de um estudante comum, além de identificar as habilidades de cada candidato.
No novo Enem, cada inscrito responderá quatro provas, contendo 50 questões cada, totalizando 200 itens a serem respondidos.

O plano ainda prevê que cada candidato possa concorrer a cinco cursos em cinco instituições diferentes, aumentando, assim, a quantidade de estudantes que deixam seus Estados para estudar em outras regiões.

O método leva por base a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad) que demonstra que 0,04% dos universitários brasileiros que saíram de seus Estados de origem para ter uma graduação em outra região. A argumentação é que nos Estados Unidos esse índice chega a 20%.

O plano do MEC foi debatido pelos reitores das 55 universidades federais do país na terça-feira (7). Agora, a dirigente da Ufac, Olinda Batista, deverá convocar o Conselho Universitário para decidir se o processo seletivo será alterado.

A reportagem do jornal A TRIBUNA tentou conversar com a gestora da universidade, mas eles estavam em reunião. (Freud Antunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário