sexta-feira, 3 de abril de 2009

Rio Branco tem cinco mortes por leptospirose em apenas dois meses

Depois das fortes chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos meses, a preocupação agora é com os casos de leptospirose. De acordo com o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, dos 121 casos notificados em 2009, 32 foram confirmados. Além disso, em apenas dois meses, cinco mortes foram registradas. Em 2008, dos cem casos notificados, 35 foram confirmados, entre eles, três óbitos.

A primeira morte foi ocorreu entre 18 a 24 de janeiro. As duas outras, em 25 a 31 de janeiro e mais duas entre 8 a 14 de fevereiro. Foram duas vítimas de sexo masculino e três femininas. Uma delas era criança.

Apesar dos cuidados serem concentrados em áreas alagadiças, os cinco primeiros bairros com maior notificações da doença são Aeroporto Velho, Aviário, Bosque, Belo Jardim e Estação Experimental.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Pascal Khalil, as famílias que saíram de casa por conta da enchente, terão palestras educativas sobre a leptospirose e receberão kits de desinfecção com produtos para auxiliar na limpeza das residências.

“Orientamos os moradores das áreas atingidas a não entrarem em contato com a água e a lama acumuladas nas ruas após as enchentes. Antes, das famílias (desabrigadas) voltarem para o lar, distribuiremos kits de limpeza para ajudar a evitar a doença”, disse Khalil.

Serão doados 30 kits tanto para as 14 famílias, abrigadas no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco quanto para as famílias que estão em casas de parentes.

A leptospirose é uma doença infecciosa grave, provocada pela bactéria leptospira, presente nos rins dos roedores domésticos e transmitida ao homem pela urina desses animais.

O período de incubação dura de um a 30 dias e os sintomas são febre alta, dor de cabeça e dores musculares. Nos casos mais graves, icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem causar a morte. (Ana Paula Batalha)


Nenhum comentário:

Postar um comentário