sábado, 18 de abril de 2009

Tocha dos Jogos no Juruá - Flaviano Schneider 18-Abr-2009


Tocha dos Jogos no JuruáImprimirE-mail
Flaviano Schneider
18-Abr-2009
Símbolo da competição esportiva passou por Cruzeiro, Mâncio Lima e Rodrigues Alves e agora segue para Porto Walter

mancio_lima2.jpgO município mais ocidental do Brasil, Mâncio Lima, teve uma tarde animada na última quarta-feira, 15, com a abertura dos Jogos Escolares 2009. As nove escolas municipais e estaduais situadas no município participaram da condução da tocha e do acendimento da pira na Alameda das Águas, local preparado para eventos desta natureza, situado à margem do rio Japiim, afluente do rio Moa. Na chegada da tocha, centenas de estudantes se aglomeravam nas arquibancadas da alameda, recebendo euforicamente os condutores. Autoridades municipais também prestigiaram o evento como o prefeito Cleidson Rocha, o vice-prefeito Ériton Maia, vereadores, secretários municipais, diretores e professores das escolas participantes e a coordenadora estadual do evento, professora Shirley Torres, da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do governo do Estado.

O percurso da tocha começou no colégio São Francisco, o mais antigo da cidade e o condutor inicial foi o atleta Josenildo Chagas do Nascimento, um dos jovens que mais orgulham Mâncio Lima, pois ele já foi campeão estadual de atletismo duas vezes, tendo representado o estado na fase nacional.

O evento contou com a participação da banda Ritmos da Floresta, do próprio município, A banda que pretende ‘virar uma orquestra’ segundo seu dirigente, arriscou até a tocar o Hino Nacional, atingindo bom desempenho. Na ocasião, o prefeito Cleidson Rocha fez a abertura oficial dos jogos. Segundo o prefeito, não apenas os estudantes e as escolas, mas a própria população de Mâncio Lima está vivendo esta ‘energia positiva’ que os Jogos Escolares trazem. Para ele, o esporte ajuda a melhorar o corpo e a mente, o que resulta na melhoria da condição como ser humano. E conclamou o esforço dos atletas: “Que possamos ir à fase regional”, disse.

O vice-prefeito Ériton Maia, que também é o secretário municipal de Educação, disse que os jovens, além do atendimento de suas necessidades básicas, também querem educação, saúde e esportes. Ele estimulou os estudantes a defenderem a honra de suas escolas e bem representarem o município, mas com lealdade e respeito aos adversários. Ériton disse que os Jogos Escolares é apenas um caso de parceria bem sucedida entre o governo do Estado e o município, mas que já existem diversas outras negociações em parcerias, no sentido de fazer com que as secretarias estadual e municipal atuem em sintonia em diversos programas, entre eles o ‘Escola Viva’.


Fé nos atletas - Embora seja um município pequeno, Mâncio Lima acredita no seu potencial, na disputa dos Jogos Escolares. Além do bicampeão Josenildo, a Escola Joaquim Generoso, por exemplo, foi vice-campeã estadual de futsal feminino, no ano passado. A Escola Antônio de Oliveira Dantas foi a terceira colocada no vôlei feminina. As nove escolas do município participarão com16 equipes em todas as modalidades, menos o basquete.

Tocha dos Jogos Escolares passa por Rodrigues Alves debaixo de aguaceiro

mancio_lima7.jpgDepois de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, a tocha dos jogos escolares passou pela cidade de Rodrigues Alves, onde a chuva resolveu testar o ânimo dos juruaenses. Como aconteceu em Cruzeiro do Sul, neste município a passagem da tocha aconteceu debaixo de uma chuva torrencial, da qual ninguém escapou. Até o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) e a primeira dama Mônica enfrentaram o mau tempo, acompanharam o trajeto e saíram molhados, mas felizes.

Os estudantes fizeram a festa. Centenas deles acompanharam a tocha desde a saída na Escola Padre Trindade até o Parque Municipal onde aconteceu o acendimento da pira. Depois, dançaram e cantaram sem se importar com a água que descia das nuvens. Quanto mais água, mais animação. Na programação constava a apresentação de música de orquestra e grupo de capoeira, mas capoeiristas e músicos foram impedidos pelo tempo instável.

Doze escolas da zona rural e urbana vão representar o município nos jogos. Serão mais de 30 equipes que disputarão as modalidades de futsal, vôlei e atletismo. Durante o evento de acendimento da tocha, o prefeito Burica e o presidente da Câmara de Vereadores Darimar Rocha incentivaram os atletas do município a representar sua terra com garra, mas com respeito e lealdade para com os adversários. O prefeito garantiu que, se alguma equipe passar à fase nacional, vai pagar as passagens dos atletas. Ele lembrou-se de agradecer ao governador Binho Marques o apoio que sua recém- iniciada administração vem recebendo, em todas suas ações.

A coordenadora dos Jogos, professora Shirley Torres agradeceu ao prefeito o apoio, ressaltou a importância da parceria com as prefeituras para o sucesso da competição e parabenizou os estudantes, admirada com o ímpeto deles ante a água que caía. A fase municipal dos jogos começa em Rodrigues Alves no dia 10 de maio.

rodrigues_alves2.jpgO município carrega com orgulho a faixa de campeão de futsal até 14 anos, no ano de 2007, tendo a equipe representado o Estado em Minas Gerais na fase nacional.

Jogos Escolares - Os Jogos Escolares estão em sua 11ª edição. Após a fase municipal, seguir-se-ão as fases regional, estadual e nacional para faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos e são disputados no Acre nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol e atletismo.

Na etapa regional, o Estado será dividido em duas regiões. A regional 1 compreende o Vale do Acre tendo Rio Branco como sede e mais Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Manuel Urbano, Sena Madureira, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Xapuri. A regional 2, compreende o vale do Juruá tendo Cruzeiro do Sul como sede e mais os municípios de Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá. (Agência de Notícias do Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário