quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

COMISSÃO DA FIFA FAZ INSPEÇÃO ACREANA PARA COPA

Fonte: Jornal A Gazeta
RAMIRO MARCELO e RUTEMBERG CRISPIM
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse durante entrevista coletiva, no Palácio Rio Branco, ontem, que a Fifa ainda não definiu nenhuma das 12 cidades brasileiras, que serão sede da Copa do Mundo de 2014. Ele lembrou que somente no dia 20 de março o nome das cidades que irão receber os jogos serão divulgados pelo Comitê Executivo da Fifa, na cidade de Zurique na Suíça.
“Não tem nenhuma cidade definida. O que estão publicando é pura especulação. Nada está definido ainda, todas as 17 candidatas estão na disputa, por isso, a Comitiva da Fifa está visitando essas cidades. Eles estão avaliando vários aspectos técnicos, que serão decisivos para a decisão. Mas repito, não tem nada ainda definido”, explicou Teixeira.
Ele lembrou que a Comitiva da Fifa, já está com o projeto das cidades candidatas e que as sedes passam a ser definidas já no dia 8 de fevereiro, quando a Comissão retorna para Zurique e começa uma nova fase, unindo as informações apresentadas pelos estados e as colhidas durante as visitas.
Segundo Teixeira, durante a visita, os representantes da Fifa estão avaliando vários aspectos como a infra-estrutura e a vontade dos governos de realizar obras necessárias para receber os jogos.
“Ele estão avaliando os critérios técnicos. Sabemos que essa luta pela preservação da natureza, que o Acre e outros estados da Amazônia realizam, é importante em todos os momentos. O que a Comissão está verificando é se o projeto garante condições para realização dos jogos”, lembrou Teixeira.
O assessor de imprensa da CBF e do Comitê da Fifa, Rodrigo Paiva, disse que os representantes da Fifa realizam a vistoria de helicóptero para confrontar as informações fornecidas pelas candidatas no projeto e realidade. Ele lembrou que não foi feita nenhuma inspeção no estádio Arena da Floresta, porque muitas obras ainda serão realizadas, caso o Acre esteja entre as 12 cidades escolhidas para sediar a Copa.
De acordo com Paiva, eles verificam onde serão construí-das as vias de acesso ao estádio, estacionamento, hotéis e outras informações fornecidas no projeto. “Depois eles tentam esclarecer as dúvidas junto com o Comitê local. Essas informações serão levadas para a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, nos dias 19 e 20 de março, quando serão definidas as sedes”, disse.Ele ainda lembrou que a Comissão não está avaliando o que já está pronto, mas sim o projeto apresentado e a vontade do governo de realizar as obras. “A partir da escolha, os estados terão quer seguir um cronograma. Para se ter uma idéia, o estádio deve ficar pronto só em 1º de janeiro de 2013”, revelou Paiva.

Temos o melhor projeto para sediar a Copa, afirma Binho
O governador Binho Marques, lembrou que o Acre foi o primeiro Estado a manifestar interesse em sediar a Copa do Mundo de 2014, o que mostra o interesse e o desejo do povo acreano em receber os jogos.
“Fui o primeiro governador a procurar o presidente Ricardo Teixeira, afirmando o desejo do Acre em ser sede da Copa do Mundo. Cumprimos todas as etapas exigidas pela Fifa e apresentamos um projeto inovador e ousado. Sem paixões, afirmo que esse é o melhor projeto. Não queremos apenas sediar os jogos, mas convidar o mundo para uma reflexão”, afirmou o governador.
Binho Marques lembrou que o projeto do Acre tem como diferencial a força do povo acrea-no de inovar e realizar eventos. Para ele, o desejo da população, aliado com a vontade dos empresários e dos governantes, é um ponto que merece destaque e que pode ser fundamental.
“Nós elaboramos um belo projeto. Sabemos do desejo e da capacidade do nosso povo, por isso, estamos nos dedicando o máximo, cumprindo as exigências e até mesmo, apresentando inovações. Espero que a Comissão da Fifa saia daqui satisfeita e possamos concretizar esse projeto. O governo está disposto a cumprir com todas as etapas apresentadas”, ressaltou Marques.

Comissão da Fifa faz sobrevôo sobre Rio Branco e o Arena
A chegada da Comissão Avaliadora da Fifa, no estádio Arena da Floresta, foi breve, como já estava programado. Após a aterrissagem do helicóptero no gramado do estádio, os quatro integrantes da Comissão saíram rapidamente para os vans, que os aguardava para levar todos ao Palácio Rio Branco.Durante os poucos momentos que os quatro avaliadores fizeram um sobrevôo sobre a Capital acreana, claro que principalmente sobre o estádio Arena da Floresta, o helicóptero fez questão de passar sobre os pontos que a comissão acreana definiu como locais para ampliação para ser uma das 12 cidades sedes da Copa do Mundo.
A rapidez com que foi feita a avaliação inclusive foi tema de pergunta dos jornalistas, durante a coletiva no Palácio, quando se indagou sobre a falta de uma inspeção no Arena. A pergunta foi respondida pelo assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva: “se fosse para inspecionar o estádio, nem haveria, pois não passaria. O que está sendo levado em conta se as vias de acesso que foram apontadas no projeto existem, algumas dúvidas sobre os espaços, e outros”, afirmou.
Após o final das inspeções nas 17 cidades sedes, no dia 7, o grupo técnico da Fifa retorna a Zurique, na Suíça, onde irá se reunir com outro grupo também da Fifa, que está trabalhando em outros pontos de avaliação das cidades nos últimos 18 meses, para começar a analisar os projetos. Nos dias 19 e 20, novamente em Zurique, o Comitê Executivo da Fifa fará o pronunciamento oficial sobre as 12 cidades sedes.
É importante frisar que as 12 cidades escolhidas terão prazo para concluir o cronograma, principalmente nos estádios. “No dia 1º de janeiro de 2013 os estádios devem ser entregues prontos”, ressaltou Rodrigo. O assessor explicou que as cidades sedes podem sediar a Copa das Confederações, porém não serão necessariamente todas, o que serviria como “teste de capacidade para elas”.

Secretário confiante com inspeção da Fifa
Além do consultor Luiz Volpatto, responsável pelo projeto do estádio Arena da Floresta, o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, o advogado Cas-siano Marques esteve presente com parte do Comitê Avaliador da Fifa que realizou o sobrevôo na Capital acreana, assegurando que as respostas obtidas pelos integrantes foram as melhores possíveis, inclusive pela arborização de Rio Branco.
“A nossa cobertura vegetal é de 91%, o que agradou muito vista de cima aos integrantes do comitê, além de observarem a curta distância, principalmente entre o Centro e o estádio Arena da Floresta”, ressaltou Cassiano. Segundo o secretário, após a chegada no Palácio, o comitê foi levado para uma janela onde puderam ver o estádio. “Este é um fator positivo para nossa candidatura”, assegurou.
No sobrevôo, foram apontados os pontos onde seriam instaladas a rede hoteleira, quais os pontos estruturais para melhoria do trânsito, ampliação da área de estacionamento, entre outros pontos. “Mostramos a área de expansão do Arena, além de mostrar o Pronto Socorro, Bombeiro e o Centro, todos muito próximos, como também serão os hotéis”, enfatizou Cassiano.
O consultor de estádios da Fifa, Carlos de La Corte, ressaltou para o secretário sobre a proximidade do Arena e pelo fato do trânsito não ter dificuldades nas suas vias estruturais. “O que podemos garantir é que temos muitos fatores positivos”, garantiu o secretário.
Outro ponto elogiado desta vez pelo diretor de marketing da Fifa, o francês Thierry Weil, foi que diferente de outros centros, onde a maior parte do atendimento do setor de saúde é pública, em Rio Branco ele é público. “Além disso a segurança também foi enfatizada por Thierry”, lembrou.
Hotelaria – Um ponto diferenciado dos demais projetos que foi apresentado pela Comissão do Acre, foi o Hotel-Fifa, os apartamentos das seleções voltadas para dentro do estádio. Os outros hotéis, para atender os turistas durante a Copa do Mundo, serão construídos nas vias estruturais que dão acesso ao estádio Arena da Floresta.
O Acre já tem assegurados R$ 3,5 bilhões para investimentos em variados programas e projetos de infra-estrutura, entre eles a rede hoteleira. No total serão 22 mil vagas em hotéis e pousadas para receber os amantes do futebol no que é considerado o maior evento esportivo do Mundo: a Copa da Fifa. (Agência Agazeta.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário