segunda-feira, 15 de agosto de 2011

IBGE: produção agrícola do Acre se resume ao café

O Acre está entre os últimos colocados na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, representando 0,1% da safra nacional. O primeiro colocado é o Mato Grosso com 19,6%. O Amazonas, o Rio de Janeiro e o Amapá aparecem com zero.

Os dados fazem parte da pesquisa caroço de algodão, de amendoim, de arroz, de feijão, de mamona, de milho, de soja, de aveia, de centeio, de cevada, de girassol, de sorgo, de trigo e de triticale estimados para este ano e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No levantamento, os agricultores acreanos realizam a colheita apenas de café, produção que chegou a representar 1,3% do que foi colhido entre junho e julho. O grão chegou a ter uma variação de 48,1% do que foi produzido entre 2010 e 2011.

A produção agrícola da Região Norte chega a representar 2,7% do total plantado no Brasil, a menor fatia na estimativa de tudo que poderia ser produzido em julho. O levantamento mostra que o Acre não participa do plantio de algodão, de arroz, de feijão, de milho, de soja e de trigo.

No total esperado, a produção nacional deverá chegar a 158,8 milhões de toneladas, 6,2% a mais que em 2010, quando se atingiu a marca das 149,6 milhões de toneladas. A região que mais produz é a Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário