domingo, 4 de outubro de 2009

MARINA A MELHOR PARLAMENTAR

Marina é eleita por jornalista a melhor parlamentar do SenadoEx-ministra do Meio Ambiente, a senadora vem sendo, desde que reassumiu o mandato no Senado em 2008, um pilar dos interesses ecológicos dentro do CongressoRenata Camargo
Entre os principais embates travados por Marina, está a votação da medida provisória (MP 458) que regularizou terras públicas na Amazônia sem licitaçãoEleita a melhor senadora do ano por jornalistas que cobrem o Congresso, a ex-ministra Marina Silva (PV-AC) atribuiu sua expressiva votação ao avanço da consciência ecológica e ao aumento do interesse da mídia por temas ligados à sustentabilidade.

A senadora acreana disse nesta quinta-feira (1) que os 89 votos dados a ela pelos 176 votantes, na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2009, representam o reconhecimento de seu trabalho em defesa do meio ambiente.

"É com alegria que recebo esse resultado. A questão ambiental é um processo e a sociedade tem pautado os parlamentares nesse sentido. Eu atribuo tudo isso ao avanço da consciência da opinião pública. Estou muito honrada com a escolha, e o povo acreano também", disse ao site.

Marina tem sua trajetória vinculada à defesa das questões ambientais e sociais. Ex-ministra do Meio Ambiente, a senadora vem sendo, desde que reassumiu o mandato no Senado em 2008, um pilar dos interesses ecológicos dentro do Congresso.




MP da Amazônia

Entre os principais embates travados por Marina, está a votação da medida provisória (MP 458) que regularizou terras públicas na Amazônia sem licitação. Mesmo com a aprovação da proposta, a senadora afirma que se orgulha de seu papel no debate, já que sua pressão fez o presidente Lula vetar pontos polêmicos da nova lei.

"A votação da MP 458 no Senado nós perdemos por apenas dois votos, mas contamos com votos de diferentes partidos. Os temas com os quais trabalhos requerem muita dedicação, não só minha como da minha equipe e das pessoas que estão envolvidas, porque são temas que não são considerados estratégicos para o Senado", disse Marina.




Glóbulos vermelhos e brancos

A senadora avalia que a defesa do meio ambiente e de uma consciência mais voltada para a sustentabilidade é importante para estreitar o diálogo entre os parlamentares, independentemente de partido. "É uma atividade que requer uma atitude aberta para o diálogo com os partidos, de não ficar fechado nas velhas questões [partidárias]. Costumo dizer que busco em cada partido os glóbulos brancos e os glóbulos vermelhos, que são aqueles com os quais quero contar. É importante estar sempre aberto ao diálogo e assim vou fazendo o meu trabalho com discrição e, ao mesmo tempo, firmeza", diz.

Para Marina, o Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa "muito positiva". Ela afirma que a iniciativa é fundamental para resgatar a credibilidade do Legislativo num momento em que Câmara e Senado têm suas imagens desgastadas.

"Nas eleições de 2010, os eleitores poderão fazer uma avaliação mais ampla. É preciso que os eleitores vejam que há um vínculo entre os parlamentares que gostariam de ter e a escolha que eles, eleitores, fazem em seus estados e municípios na urna. O parlamentar é resultado
da escolha no ponto de partida, no voto", concluiu. Recém-filiada ao Partido Verde, depois de quase três décadas no PT, Marina é cotada como possível candidata à Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário