sábado, 27 de junho de 2009

TIÃO VIANA RECEBE PREMIO

Tião Viana é um dos cinco no mundo a receber prêmio da OMS
O senador Tião Viana é uma das cinco personalidades do mundo a receber em 2009 o prêmio “Dia Mundial Sem Tabaco”, concedido anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) às pessoas que lutam contra o tabagismo. Trata-se de uma homenagem na área da saúde equivalente ao Prêmio Global 500 da Organização das Nações Unidas (ONU) às pessoas que defendem o meio ambiente.

A OMS reconhece os esforços feitos por Tião Viana para promover o controle do tabagismo no Brasil. A definição do nome de Tião Viana foi anun-ciado pela coordenadora-geral da OMS, Margaret Chan. “Todos os anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca as realizações de indiví-duos ou organizações que contribuíram ativamente para o controle do tabagismo, outorgando-lhes um prêmio, que consiste em certificado e medalha”, disse a organização em comunicado dirigido ao senador.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada dia 1º de julho de 2009 na sede da representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúda (OPAS/OMS) no Brasil, em Brasília.

O Brasil registra atualmente mais de 36 milhões de fumantes, 18% da população, de acordo com o Ministério da Saúde. Deste total cerca de 15% desenvolverá a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A doença atinge aproximadamente sete milhões de pessoas acima de 40 anos e é a quarta causa de internação nessa faixa etária. A DPOC possui grande impacto socioeconômico e a sua evolução é tão grave quanto o diabetes ou hipertensão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário