sábado, 30 de maio de 2009

TRE JULGA PAULINHO ALMEIDA

AC24horas
Na sessão desta quarta-feira (20), o TRE/AC iniciou o julgamento do recurso eleitoral que pode acarretar na cassação do prefeito eleito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida, por compra de votos.

Segundo a autora da ação, Coligação 100% Popular, que tinha como candidato a prefeito o Dr. Roney (PMN), segundo colocado nas eleições de 2006, Paulinho Almeida teria doado cestas básicas, camisetas, uma caixa d’água e dinheiro a eleitores em troca de votos.

Durante o julgamento, os advogados de defesa, Odilardo Marques, e de acusação, Ruy Duarte, tiveram a oportunidade de expor seus argumentos em relação ao processo de cassação.

Em seguida, o Procurador Regional Eleitoral, Paulo Henrique Brito, opinou pela cassação do prefeito, dizendo que as provas constantes do processo são suficientes para a perda do mandato.

Ao proferir seu voto, a juíza Denise Bonfim, relatora do processo, manifestou-se pelo afastamento de Paulinho Almeida e, consequentemente, da vice-prefeita Francinéia Melo da Silva. Ao votar pela cassação do prefeito Paulinho Almeida, a relatora explicou que várias testemunhas foram enfáticas ao afirmar que foram procuradas por pessoas ligadas ao Prefeito de Plácido de Castros, com o objetivo de conseguir seus votos em troca de caixas d’água, dinheiro e até promessas de emprego. “Não resta dúvida de que há provas suficientes nos autos que confirmam a prática de crime eleitoral”, enfatizou a magistrada.

Após o voto da relatora, o julgamento foi suspenso em razão do pedido de vista do juiz Jair Facundes.Com o pedido de vista, o julgamento no TRE/AC ficou adiado para o próximo dia 29 (sexta-feira), às 9h, no plenário do Tribunal. O prefeito de Plácido de Castro foi eleito com 4.361 votos (47%), enquanto o segundo colocado, Doutor Roney (PMN), obteve 4.289 votos (46,22%). Um diferença de apenas 72 votos a favor do candidato eleito.
Site do TRE-Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário