domingo, 6 de junho de 2010

Documentário de acreana é exibido na capital rondoniense.

Sex, 04 de Junho de 2010 11:16 ORB
Soldados da borracha emocionam-se com treiler do filme de Eva Neide no Teatro Banzeiros na cidade de Porto Velho.

Eva Neide - " Eu imaginei esse momento muitas vezes em minha mente, de poder apresentar de antemão o treiler do filme para eles”, com esta frase, a cineasta acreana Eva Neide, procurou resumir o segundo encontro, com os soldados da borracha, que estiveram no teatro no Teatro Banzeiros, na cidade de Porto Velho, para assistir ao treiler do filme que fala da “saga dos arigós”.

A diretora radicada nos Estados Unidos da América – EUA, aproveitou a ocasião para relatar que a maior parte deles já perdeu a esperança de que essa pensão possa ser corrigida e aprovada, no Congresso Nacional. Diante da desesperança, ela resolveu exibir o treiler do filme para lhes dar um pouco de ânimo e dizer-lhes que não percam a esperança agora, porque ela acredita e quer que eles continuem acreditando também, neste sonho de serem reconhecidos pelo Governo Brasileiro. Confira na íntegra, a entrevista, que Eva Neide concedeu para os jornalistas rondonienses.

Drama dos soldados da borracha

Eva Neide – Senti muita alegria de poder estar realisando esse sonho, o meu e o deles. Me emocionou este momento e nao vejo a hora de poder mostrar a todos eles o filme terminado. Em 2007 eu filmei um grande número de soldados da borracha la na associacão de Porto Velho, inclusive alguns deles estão no trailer do filme, entao eu tive que voltar lá para mostrar o trabalho pra eles, pra que se sintam mais encorajados. Sonho com o dia quando o filme ficar pronto, poder encher um teatro inteiro com todos eles e suas familias, fazer uma premiere pra eles e tê-los nos primeiros assentos, com muita honra e consideração por todos os presentes. Ja imaginei varias vezes este evento em minha mente e tenho fe que quando chegar o momento eu vou obter ajuda e apoio local das autoridades e empresários pra fazer esta apresentação no Acre e nos outros estados onde eles se encontram.

A esperança é a última que morre

Eva Neide: É muito fácil para uma pessoa jovem acreditar num sonho quando ela tem todo o tempo do mundo pela frente, quando ela está com saúde e disposição, mas estes homens ja perderam o sonho de que algo mudará para eles depois de 67 anos de esquecimento, debilitados pela pobreza, doenças, vivendo nas condicoes precárias em que viveram sua vida inteira e ainda vivem. Agora eles nao teem mais força pra lutar, pra buscar ajuda, pra gritar para o mundo os seus direitos, então no que depender de mim eu vou gritar por eles, vou gritar pelo meu pai, e por todos os filhos de soldados da borracha os quais foram tão vítima dessa negligência e descaso tanto quanto os soldados da borracha eles mesmo. Se depender de meu esforço eles obterão essa pensão porque eu nao vou desistir. Vou fazer tudo o que eu puder através de meu trabalho com este filme e através dos veículos de comunicação que me forem apresentados, agora nao vou parar mais, será agora ou nunca. Meu pai e todos eles estão precisando desesperadamente dessa pensão. É cruscial que isso nao demore mais do que ja demorou.

Apoio da sociedade amazônida

Eva Neide - Também é preciso ajudar o sindicato dos Soldados da Borracha caso eles precisem de apoio. Contrário do que muitos possam estar pensando, o sindicato dos soldados da borracha nao recebe um apoio devido, para se ter um exemplo, aparentemente somente o sindicato de Porto Velho está organizado hoje (SINDSBOR) Aparentemente em Rio Branco, Manaus e Belem não existem sindicatos dos soldados da Borracha, ou se existem não estão organizados.

O sindicato dos soldaos da borracha em Rondônia esta fazendo esforço pra poder levantar essa bandeira, para que os soldados da borracha possam ser ouvidos. O atual presidente do sindicato de Porto Velho, o Sr. Claudionor F. Lima, me contou em detalhes sua luta lá com o sindicato. Ele me contou que estava indo pra Brazilia para buscar os direitos deles, e que para essa viagem ate lá, eles haviam sido prometido uma caravana que levaria vários soldados da borracha para se apresentar em Brasília, prometeram um onibus onde até médico teria, mas no final das contas, nada apareceu e ele teve que comprar passagens caras de avião de última hora pra ele e o advogado do sindicato, para assim se apresentar em Brasilia no dia 11 de Maio passado.

Ele lamentou que não pôde levar um grupo de soldados da Borracha com ele, como era o objetivo, então teve que ir sozinho mesmo. Ele me disse que no fim das contas o sindicato teve que arcar com todas as despesas de viagens e hotéis, as quais foram pagas pelos os própios soldados da borracha, através de suas pequenas mensalidades como associados. A ajuda prometida nao veio. Eu fico Triste de ver que ainda não existe um sistema de apoio para o sindicato dos soldados da borracha.

Eu sei que existem tantos meios de fazer as coisas acontecerem em nossa região, ha tantas passagens doadas por aí, tantas despesas sendo custiadas, doaçöes pra isso e pra aquilo, etc... Então eu anseio que eles possam receber algum tipo de apoio de nossos representantes nesta causa deles, a qual a cada dia esta virando a causa de todos nós. Espero que alguem se sensibilise de verdade com essa situaçâo e apoie o sindicato dos soldados da borracha. Eles merecem nosso esforço e apoio, sozinhos fica muito difícil para eles lutarem por seus direitos.

Papel da entidade

Eva Neide - Em Rio Branco, Belém, e Manaus até a data que filmamos em 2007, nao encontrei nenhum sindicato organizado. Isso significa que os soldados da borracha dessas regiões nao têm nenhum apoio nem orientação. Por examplo na questão da iniciativa que o Sindicato de Porto Velho está fazendo para receber uma idenização do governo brasileiro pelos os anos de negligência, segundo o presidente do sindicato, o Sr. Claudionor F. Lima, se caso essa idenização for concedida, ela se extenderá somente aos soldados da borracha que estiverem sindicalizados, associados ao sindicato, visto que essa causa da idenização está sendo uma iniciativa do sindicato e para leva-la adiante é necessário o apoio dos membros afiliados. Entao eu imagino, a tirar pelo o meu próprio pai que desconhecia essa informação, que os soldados da borracha do Acre, Amazonas e Para talvez também não estão informados disso. Segundo o Sr. Claudionor será preciso que o sindicato de Rondonia se expanda para poder assim atingir os soldados da borracha das outras regiões. Eu tomo a liberdade aqui de informar aos soldados da borracha do Acre, Amazonas, Pará, e nas regiões onde eles existem, que procurem junto com suas familias se informar sobre mais detalhes com o Sindicato dos Soldados da Borracha de Porto Velho (SINDSBOR), caso não encontrem outro meio de apoio a essa informaçâo em sua região. Fica aqui abaixo o endereco pra contato que me foi dado pelo o Sr Claudionor F. Lima, o presidente atual do sindicato de Rondonia, e o qual tem informações adicionais importantes para passar para eles neste momento sobre as questões da aposentadoria e sobre a questão da indenização, as quais, vale ressaltar aqui para nao haver confusão, sao duas causas independentes, nao tendo uma nada a ver com a outra. Eu sugeri ao Sr Claudionor que procurasse a imprensa para passar essas informações importantes para os soldados da borracha das outras regiões, e ele confirmou que o fara em breve. Espero que a imprensa local lhe conceda essa oportunidade de divulgação.

Apelo ao Congresso Nacional

Conclusão da diretora: Eu como cineasta não posso só ficar parada olhando o desfecho das coisas, preciso me involver e ajudar da maneira que posso atraves de meu trabalho. É essa a diferenca de se estar dirigindo um filme de ficção e um filme documentário. Eu me sinto na responsabilidade de me involver da maneira que qualquer cineasta dirigindo um filme como este meu se involveria. Acredito que meu esforço será relevante. Quando eu comecei a concretizar este projeto na minha primeira viagem de pesquisa no ano 2000 ninguem nem ouvia falar dos soldados da borracha, era uma história adormecida e esquecida. Fico feliz que isto esta mudando, e vai mudar mais ainda, espero com este filme poder ajudar a tirá-los do anonimato. Esta causa está alem de meu trabalho como cineasta, virou uma causa humanitária para mim. Meu esforço irá além do meu desejo de mostrar meus dotes como realisadora, porque foi meu lado humano que se envolveu nessa história, pela parte sensível que me toca sendo eu filha de um deles. É tambem para mim muito importante fazer algo de significante em minha vida que possa ajudar a mudar alguma coisa pra melhor e fazer a diferenca. Esse é meu maior objetivo com este filme.

Contato da diretora e do filme “Soldados da Borracha”

Site do filme: www.soldadosdaborracha.com: soldadosdaborrachafilme@gmail.com
E-Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário