18/12/2009 10:22Mais da metade de beneficiados do Bolsa Família pode sair do programaPrefeituras recusam-se a monitorar as condicionalidades nas áreas de saúde e educação.Da ContlNet, com informações do jornal A Tribuna
Repasses a Prefeituras para investimento no programa Bolsa Família podem ser cortados. A decisão deve ocorrer porque muitos municípios não estão cumprindo com as exigências estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A maioria das reclamações dos órgãos federais se refere à recusa por parte das Prefeituras para monitorar as condicionalidades nas áreas de saúde e educação.
De acordo com as metas do programa Bolsa Família, Prefeituras têm por obrigação orientar as famílias contempladas a comparecer nas unidades de saúde duas vezes por ano. Os alunos, freqüentar as aulas constantemente.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) deu um prazo até 31 de dezembro para que os municípios forneçam dados do segundo semestre de 2009 acerca da vacinação infantil e acompanhamento de pré-natal.
Mais de mil municípios estão com informação abaixo de 20% do total de famílias que precisam ser acompanhadas. Outras 27 cidades não acessaram sequer o sistema do Ministério da Saúde para a confirmação dos dados.
O Acre está entre os Estados com menor porcentagem quanto ao cumprimento das exigências do governo federal. Dos 51.657 contemplados, apenas 11.614 estão dentro das condicionalidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário